Psicologia das Cores no Design Gráfico

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Psicologia das Cores no design gráfico: O que é Psicologia das Cores e Qual o Significado das Cores no Design Gráfico, Branding, Marketing e como usá-las para aumentar as Vendas de produtos e serviços.

O que é Psicologia das cores?

A psicologia das cores é o estudo de como as cores diferentes afetam nosso humor, emoções e comportamento. É um ramo da psicologia que analisa a conexão entre as cores e nosso estado psicológico. A psicologia das cores é usada em muitos campos diferentes, como marketing, publicidade, web design e design de produto. Também é usado em áreas como design de interiores, moda, arquitetura, fotografia, entre outros.

Entender pelo menos o básico sobre o que é a teoria das cores e o que cada uma representa é importante na hora de criar qualquer material de comunicação visual. Seja uma logo para empresa, arte para mídias sociais, site ou seja lá o que for, pois a psicologia das cores está associada à cultura e tudo que está ao redor da sociedade.

Em design gráfico, a psicologia das cores é usada para criar efeitos visuais que podem influenciar o humor e a atitude das pessoas em relação a um determinado público.

Algo muito importante também é que você tem que ter a informação sobre a cultura do local, grupo que representa, experiências do público e questões fisiológicas.

 

A Psicologia das Cores no Design Gráfico.

Antigamente, a utilização das cores no design gráfico era baseada nos conceitos de correção cromática, que afirmava que as cores devem ser usadas de forma a tornar um desenho mais bonito. No entanto, atualmente, os designers têm acesso a uma grande variedade de cores e podem explorá-las de forma a atingir os objetivos de um projeto.

Além dos significados das cores, é importante levar em conta a cor da marca quando for criar uma arte. A cor da marca deve estar de acordo com os valores e a filosofia da empresa para que o público a reconheça facilmente.

O uso da psicologia das cores no design gráfico é uma habilidade importante para qualquer designer. Conhecer os princípios básicos sobre as cores ajuda a criar designs mais eficientes e que atingem os objetivos da campanha.

A escolha das cores no design gráfico é uma tarefa importante, pois elas influenciam diretamente nos resultados. Com isso, a mensagem que se deseja transmitir precisa estar em consonância com a escolha das cores.

Objetivo da mensagem

Quando se necessita transmitir uma mensagem de tranquilidade, por exemplo, é indicado utilizar cores quentes. Já se a intenção for passar uma mensagem de atualidade e modernidade, cores frias funcionam melhor.

Legibilidade 

O uso de cores também pode influenciar na legibilidade de textos. Correções ortográficas e gramaticais são mais difíceis de serem feitas quando o texto está escrito sobre uma imagem de fundo que tem uma cor forte.

Contraste

Além disso, é importante considerar o contraste entre as cores utilizadas. Contrastes brilhantes podem causar desconforto visual, enquanto contrastes suaves passam uma sensação mais relaxante.

É por esses motivos que a escolha das cores no design gráfico é tão importante.

Aprender sobre cores e suas propriedades pode ser extremamente útil para você na hora de escolher uma cor para criar uma arte para mídias sociais, decidir qual é o tom ideal para um logo ou desenvolver uma campanha publicitária.

 

Diferença entre a Psicologia das cores e teoria das cores 

Em muitos lugares vemos psicologia das cores e teoria das cores dentro do mesmo assunto. Embora pareça ser tudo a mesma coisa, na verdade existem algumas diferenças e são assuntos que precisam ser abordados separadamente. 

A diferença entre a psicologia das cores e a teoria das cores é que a psicologia das cores é o estudo de como as cores afetam nosso humor e comportamento, enquanto a teoria das cores é o estudo dos aspectos científicos e artísticos da cor.  

Enquanto a teoria das cores está mais preocupada com o lado técnico das coisas, a psicologia das cores analisa os efeitos emocionais e mentais das cores.

Psicologia das cores no Marketing

Todo designer precisa entender um pouco sobre marketing na hora de criar seus trabalhos. Sobre os aspectos das cores, você nunca deve levar em consideração a sua cor preferida ou a cor preferida do seu cliente. É importante que você pense qual é a cor preferida do público alvo do seu cliente e qual delas vai influenciar no comportamento de compra do cliente final.

A utilização de cores no marketing pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas.  Cores diferentes podem provocar emoções diferentes nas pessoas e, ao entender como as cores afetam o humor das pessoas, as empresas podem usá-las a seu favor.  Por exemplo, usar cores quentes como vermelho e laranja pode estimular o apetite, tornando-as ideais para uso em restaurantes.  Da mesma forma, o azul é frequentemente associado a sentimentos de calma e serenidade, tornando-se uma boa escolha para produtos que promovem o relaxamento.

Pesquisas dizem que mais da metade das pessoas não compram um produto por não ter a sua cor favorita. 93% das pessoas leva em consideração a aparência de um produto antes de comprar. 84,7 % dos consumidores acreditam que a cor é mais importante que outras coisas. Além disso, a cada 2 de 3 pessoas não compram um produto se não tiver sua cor favorita.

Utilizar as cores certas na estratégia de branding de uma empresa gera mais credibilidade e confiança para a marca. Consequentemente cria uma visão positiva na mente do consumidor e a forma como o cliente vê a empresa.

 

Qual o significado das cores? Conheça o guia emocional das cores.

Cada cor tem uma influência sobre os seres humanos e pode ser usada para influenciar as emoções, a energia e até mesmo os pensamentos das pessoas. É importante conhecer as principais características de cada uma delas antes de usá-las em projetos pessoais ou profissionais.

Significado da Cor Azul

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Em muitas culturas, o azul é visto como um símbolo de confiança, lealdade, e sabedoria. É também a cor do oceano e do céu, que pode representar vastidão e harmonia.

No design gráfico, a cor azul é geralmente associada ao sentimento de estabilidade e segurança. Por isso, é uma das cores mais populares para usar em branding e marketing de muitas empresas. 

Além de ser uma das cores mais visíveis, o azul também transmite uma sensação de tranquilidade e profundidade

O azul é a cor favorita entre a maioria das pessoas. É frequentemente associado a sentimentos de calma e serenidade.

Azul é a cor que podemos ver quando olhamos para o céu durante o dia. É uma cor que está associada à paz. Azul também é uma cor fria, o que significa que pode ser usada para representar o inverno ou a noite.

O azul é uma cor extremamente popular nas áreas de design gráfico, branding e marketing. Isto se deve ao seu caráter versátil e à sua capacidade de passar uma mensagem de confiança, credibilidade e profissionalismo.

A cor azul é frequentemente associada a sentimentos de relaxamento. Em muitas culturas, o azul também é visto como um símbolo de compreensão.

Uma curiosidade sobre a cor a zul é que alguns povos antigos não enxergavam a cor azul 

 

Significado da Cor Verde

psicologia das cores no design grafico verdePsicologia das Cores no Design Gráfico – O que significa o Verde

A cor verde é frequentemente associada à natureza, crescimento e novos começos. O verde também pode ser visto como um símbolo de esperança e renovação. Em muitas culturas, o verde também está associado a dinheiro e riqueza.

O significado primário do verde é usado para denotar o estado de saúde ou bem-estar. O verde é a cor mais comum usada em estabelecimentos de saúde e em embalagens médicas.

O verde também simboliza a consciência ambiental. A maioria das organizações ambientais usa o verde em sua marca para promover a conscientização sobre a condição de saúde do planeta. 

Verde tornou-se tão popular porque transmite tantas idéias simultaneamente através de seu significado e simbolismo primários. A cor verde nos lembra de nos concentrar em criar um mundo saudável para todos os seres vivos prosperarem!

A  cor verde também incentiva as pessoas a adotarem estilos de vida sustentáveis, reduzindo sua pegada de carbono em casa e no trabalho. Verde significa virtude moral, pois transmite um senso de justiça para preservar a condição de saúde da natureza!

A cor verde simboliza o meio ambiente, pois faz parte da natureza. A natureza é cheia de vida e cores vibrantes; o verde representa a vida desde sua forma mais básica até sua forma mais complexa. A natureza é abundante e sustentável; o verde representa a harmonia com a natureza. 

A vegetação do mundo representa cerca de 53% da biomassa total da Terra. O resto das formas de vida verdes do planeta compõem o resto do verde na Terra.

Significado da Cor Vermelha

significado da cor vermelha psicologia das cores significado da cor vermelha psicologia das cores

A cor vermelha é frequentemente usada para representar energia, paixão e poder. O vermelho também é uma cor popular para sinais de alerta, pois é fácil de ver e tende a se destacar. Em geral, o vermelho é uma cor vibrante e chamativa que pode ser usada para adicionar emoção a um design.

A cor vermelha é constantemente usada por empresas do ramo de alimentos, pois em conjunto com o amarelo são cores que instigam a fome.

O significado da cor vermelha também pode ser coragem e força. É uma cor vibrante e energética que pode ser usada para criar um impacto visual

Vermelho também é uma cor quente que pode evocar emoções intensas, por isso é importante usá-la com cuidado.

O vermelho é a cor mais icônica para comunicar calor e paixão para o público! Todos os aspectos que se aplicam a uma boa comunicação estão presentes ao usar essa cor de forma eficaz.

É a cor do fogo e do sangue, do coração e do sol. Devido às suas muitas conotações diferentes, as pessoas usam o vermelho em suas estratégias de branding para transmitir uma mensagem ou emoção ao público.

Marcas famosas que usam vermelho

Alimentos

Coca Cola, MC Donald’s, Burger King, Bob’s, Habib’s, KFC, Pizza Hut, Nestlé, Nescau, Maggi, Kitkat, Pilão, Bauducco, Perdigão, Nissin, Qualy, Sazón, Sadia, Soya, Seara, Friboi, Pepsi, Domino’s Pizza, Nutella, Red Bull, Ruffles, Brahma, Skol, Nabisco, Lays, Kellogg’s, Qualy,

Tecnologia

Adobe, Cisco, Tesla, YouTube, Canon, Yahoo, Google, Netflix, Microsoft, LG, MC Afee, Mastercard, Ópera, Nintendo, Pinterest, Beats, Lenovo, Kingston

Outros

Lojas Americanas, Toyota, Honda, Colgate, CNN, ESPN, Shell, Audi, Bosch, 3M, Lego, Matel, Puma, Levi’s, Santander, Bradesco, Renner, Havaianas, Pirelli

Significado da Cor Amarela

Significado da cor Amarela Psicologia das Cores - O que significa o Amarelo
Significado da cor Amarela Psicologia das Cores

O amarelo é animador e alegre. Também nos faz sentir enérgicos, efervescentes e alertas. O amarelo é uma cor que nos faz sentir motivados a continuar com nossas atividades diárias.

Os significados por trás da cor amarela são multifacetados, por isso é usada em experimentos psicológicos e estratégias de marketing. A cor amarela representa otimismo.

O amarelo em tons claros também transmite aconchego a um ambiente. O amarelo destaca o que há de bom em um espaço e atrai a atenção dos espectadores para ele. A cor amarela também representa o intelecto. Os intelectuais usam o amarelo para representar seu trabalho, pois simboliza igualmente inteligência e conhecimento

O amarelo destaca textos, dados, relatórios ou outros materiais importantes para digitalização rápida ou consumo imediato por outras pessoas. O amarelo também é uma escolha brilhante ao representar alimentos, pois liga diretamente à fome.

Com isso, o amarelo é constantemente usado pelas empresas de alimentos como MC Donald’s ou Burguer King. 

A cor amarela assim como o vermelho é uma cor que chama a atenção das pessoas.  O amarelo é frequentemente associado à felicidade, sol e clima quente.

Na psicologia, a cor amarela é frequentemente associada a emoções felizes e positivas.

Por outro lado, a cor amarela também pode estar associada a emoções mais negativas, como ansiedade, medo e instabilidade.

Ela é uma cor optimista e energizante que pode nos trazer esperança e positividade

A cor amarela também pode ser associada com a inteligência e a criatividade. No entanto, também pode ser uma corirritantese usada em excesso.

Desde o início da história, o amarelo simboliza o ouro e a riqueza. Além de ser uma cor quente e vibrante.

As empresas costumam usar amarelo para suas etiquetas de preço ou embalagens. Entretanto para muitas pessoas, o amarelo é uma cor maçante e chata. No entanto, muitas empresas usaram o amarelo a seu favor em suas estratégias de design e branding.

A seguir destacamos os Principais significados da cor amarela e o que ele representa:

  • Alegria
  • Atenção
  • Fome
  • Criatividade 
  • Luz
  • Calor
  • Energia

Marcas que usam a cor Amarela 

Nikon, McDonald’s, Burger King,  Habibs, MasterCard, Mailchimp, Subway, Mercado Livre, Ikea, Google, Microsoft, PlayStation, Ebay, Shell, Red Bull, Ferrari, Giraffas, Pizza Hut, Nescau, Bic, Pringles, Garoto, Itaú, Banco do Brasil, Maizena, Maggi, Cheetos, Petrobras, Ipiranga, Cat, CVC, Natura

Significado da Cor Roxa

significado da cor roxa psicologia das cores
significado da cor roxa psicologia das cores

Esta cor é um símbolo de realeza, poder e luxo.

O roxo, também conhecido como violeta, é a cor da magia, também muito associado à vaidade.

Uma curiosidade sobre a cor roxa é que no império romado só quem podia usar a cor púrpura era o imperador e sua família.

No mundo do design, o roxo pode ser usado para criar uma sensação de opulência e sofisticação.  O roxo em tons claros também é uma cor calmante, tornando-se uma boa escolha para projetos de design que precisam transmitir uma sensação de paz e tranquilidade.

A cor roxa é frequentemente associada à realeza, luxo e mistério. No design gráfico, o roxo pode ser usado para criar uma sensação de sofisticação, elegância  e serenidade. Também pode ser usado para adicionar um toque de capricho ou diversão. Além de tudo é considerada uma cor rara na natureza

O violeta também é conhecido como cor púrpura.  A cor violeta é considerada uma cor calma e introspectiva.

O lilás, como também é chamado o roxo, é a cor da Espiritualidade, mistério e sabedoria. Mistura de azul com vermelho.

Na saúde é usado para alívio de dores de cabeça, práticas de meditação e ioga.

Você já deve ter observado que o roxo tem uma variedade grande de nomes. O roxo pode ser chamado de lavanda, púrpura, lilás ou violeta.  Esses nomes variam de acordo com sua tonalidade mais clara ou escura. Apesar disso não impacta na sua representatividade.

Significado da cor Preta

psicologia das cores no design grafico preto
psicologia das cores no design grafico preto

Muitas pessoas tendem a ser confundidas com o preto sendo uma cor. Preto refere-se à ausência de luz e não a uma tonalidade particular. 

O preto tem sido usado como cor há séculos, principalmente na arte e no design. Na arte, o preto simboliza a morte, o mal e o pecado. No design, o preto transmite poder, sofisticação e elegância

Ele também destaca o texto e é frequentemente usado em fontes para títulos e anúncios. O preto pode ter efeitos positivos quando usado no design.

Essa popularidade se deve em grande parte à maneira como as cores escuras, como o preto, acentuam as mais claras e fazem as coisas parecerem mais poderosas e elegantes em comparação com tons mais claros que parecem menos elegantes.

O preto é o resultado damistura das cores primárias. É uma cor neutra e pode ser usada para criar todo tipo de design, como logotipos e elementos de marca. Além disso, o preto pode ser utilizado em estratégias de marketing, pois representa a seriedade ou qualidade de um produto. 

Basicamente, usar preto em design gráfico e marketing pode ajudar sua marca ou produto a se destacar da concorrência.

O preto também pode ser usado para retratar a sofisticação e riqueza monetária . Além disso o preto na teoria das cores representa asoma de todas as cores pigmentares.

As empresas que optam por usar a cor preta para suas estratégias de branding e marketing são mais propensas a serem notadas pelo público. 

O preto é uma cor poderosa que pode ser usada efetivamente para qualquer forma de expressão criativa ou estratégia de marketing. Portanto, incorporar o preto em suas ideias de design ajudará sua mensagem a se destacar da concorrência e atrair a atenção positiva dos consumidores.

Significado da Cor Branca

significado da cor branca psicologia das cores
significado da cor branca psicologia das cores

O branco é uma das cores que aparece no ambiente de todo ser humano. É uma cor com a qual nascemos e está associada à limpeza e esterilidade. Também é percebido como neutralidade, paz, calma e seriedade.

Além de representar pureza ou inocência, o branco também é usado para representar a igualdade entre as pessoas.

Essencialmente, o branco significa bondade ou pureza quando associado à natureza ou virgindade quando associado às mulheres. 

O branco simboliza muitas coisas em comunicação e marketing. É usado para comunicar inocência, moralidade e baixo custo em design e hábitos de consumo.

Além disso, o branco significa falta de variação de cor – em outras palavras, transmite uma sensação de mesmice. Isso o torna atraente para pessoas que desejam criar designs minimalistas.

Além disso, o branco pode ser usado para simbolizar a morte porque é uma cor que contrasta diretamente com o preto. Consequentemente, o branco pode ilustrar o contraste entre a vida e a morte.

O impacto do branco na comunicação é imenso. White ( inglês ) comunica que um produto ou ideia é de baixo custo – pois está associado a ser sem adornos, simples e despretensioso. Além disso, ter poucas variações de cores faz com que algo pareça mais barato.

É por isso que os itens produzidos em massa tendem a ser brancos com poucas variações de cores. Por exemplo, roupas e utensílios domésticos geralmente são brancos com pouca variação no esquema de cores.

Significado da Cor Laranja

psicologia das cores no design grafico laranja
psicologia das cores no design grafico laranja

Laranja é uma cor viva e ousada. Pode transmitir emoção e energia ao mesmo tempo. Algumas pessoas associam laranja com alegria, felicidade e otimismo. Portanto, um design laranja pode criar instantaneamente um ambiente animado e feliz. O laranja também é uma cor quente e vibrante.

Na publicidade e marketing o laranja é muito usado para se comunicar com o público maisjovem e adolecente. Com isso tome cuidado ao usar a cor laranja em marcas que demonstram seriedade ou luxo.

Significado da Cor Cinza

significado da cor cinza psicologia das cores
significado da cor cinza psicologia das cores

O significado primário do cinza no design gráfico é a neutralidade. Transmite falta de sentimento, intelecto e vontade; é calmo e tranquilo

Também pode ser usado para representar uma falta de pensamento ou confusão. Designers usam cinza para representar espaços interiores, informações ou conceitos abstratos

O cinza é uma cor neutra, o que significa que não possui fortes associações emocionais. Pode ser um tom frio, escuro ou sombrio que às vezes é triste e deprimente. Em circunstâncias normais, não notamos esses tons de cinza.

Mas não podemos negligenciar o poder que a cor cinza tem pois grandes marcas utilizam o cinza como sua estratégia de branding e muitas das vezes essa é a cor perfeita para algumas empresas justamente por ser neutra.

Significado da Cor Marrom

significado da cor marrom psicologia das cores
significado da cor marrom psicologia das cores

A cor marrom é usada em design gráfico para mostrar a terra e seus recursos naturais. Os tons marrons são representativos da natureza e às vezes são associados à gentileza e à calma

Eles também simbolizam confiabilidade, pois podem ser encontrados em muitas substâncias naturais, como folhas e grãos de madeira

Tons marrons também são às vezes associados à morte, pois geralmente são associados ao outono, quando as folhas ficam marrons e caem das árvores. Esta associação levou ao uso de tons marrons em decorações que celebram o Halloween com abóboras assustadoras decoradas em um tom marrom terroso.

A cor marrom é frequentemente associada à terra, natureza e estabilidade. O marrom também pode ser visto como uma cor calmante, pois é frequentemente encontrado em ambientes naturais.

Significado da Cor Rosa

significado da cor rosa psicologia das cores
significado da cor rosa psicologia das cores

A cor rosa tem sido usada para simbolizar inocência e moralidade

O rosa tem uma variedade de significados na psicologia. É frequentemente associado à feminilidade, gentileza e doçura. Às vezes, também é associado ao cuidado, carinho e amor incondicional.

O significado da cor rosa na Psicologia das cores está associado a uma cor alegre que pode elevar o humor das pessoas. A cor rosa é um tom popular em design e marketing, particularmente entre o público feminino.

Quando usamos tons mais claros e suaves do rosa, é possível transmitir uma sensação de tranquilidade e bem-estar, o que a torna ideal para aplicações que visam aumentar a felicidade ou aliviar o estresse.

A cor rosa é constantemente utilizada por empresas para atrair o público infantil como bonecas ou utensílios domésticos.

Antigamente pinturas de Jesus mostravam ele usando rosa. Logo percebemos que nem sempre a cor rosa esteve associada ao público feminino.

Mas apesar disso, por outro lado, muitas empresas também usam a cor rosa para representar nudez e erotismo.

Pesquisas mostram que espaços de trabalho coloridos aumentam a produtividade, fazendo com que os trabalhadores se sintam mais alertas e confiantes. Isso ocorre porque cores vibrantes, como o rosa, parecem desviar a atenção dos pensamentos negativos e direcioná-la para os pensamentos positivos. 

Uma curiosidade sobre a cor rosa é que na Suíça asprisões eram pintadas de rosa.

Porque o Photoshop e o Illustrator tem fundo Preto?

A cor pode ser usada como um recurso para aumentar ou diminuir o estresse, além de aumentar ou diminuir a produtividade.

Você reparou que todos os aplicativos e programas como Photoshop, Illustrator, Instagram, Facebook sites e a interface dos telefones passaram a ter a versão com fundo preto?

Isso é porque o tempo que as pessoas passam olhando para a tela aumentou muito e o fundo preto cria uma sensação de conforto maior para o olho humano.

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Qual a cor preferida das pessoas?

A cor azul seguido do verde são as cores favoritas da grande maioria das pessoas.

Essa informação tem base na pesquisa feita com 2 mil homens e mulheres na Alemanha com idade entre 14 à 97 anos de diversas profissões para a publicação do livroA Psicologia das Cores de Eva Heller que você pode adquirir naAmazon.

Você deve estar se perguntando por que o azul é a cor preferida da maioria das pessoas. A resposta é que nosso cérebro tende a gostar mais daquilo que é mais comum e estamos acostumados a ver.

Nesse caso as core da natureza estão constantemente na vida de todos os seres humanos. Portanto, a cor azul está diretamente relacionada ao azul do céu e o verde relacionado a cor das árvores da natureza.

Cores preferidas

Azul 45%

Verde 15%

Vermelho 12%

Preto 10%

Amarelo 6%

Violeta 3%

Laranja 3%

Branco 2%

Rosa 2%

Marrom 1%

Ouro 1%

Fonte: Livro Teoria das cores 

Mas vale reforçar que estamos falando da grande maioria. O resultado real vai depender da cultura e ambiente. No Japão, por exemplo, as cores que mais predomina são vermelho e branco.

Cores Favoritas dos Homens:

Azul: 57%

Verde: 14%

Preto: 9%

Vermelho: 7%

Laranja: 5%

Cinza: 3%

Marrom: 2%

Branco: 2%

Amarelo: 1%

Cores favoritas das Mulheres:

Azul: 35%

Roxo: 23%

Verde: 14%

Vermelho: 9%

Preto: 6%

Laranja: 5%

Marrom: 3%

Amarelo: 3%

Cinza: 1%

Branco: 1%

8 livros sobre psicologia das cores

  • A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão
  • The Little Book of Colour: How to Use the Psychology of Colour to Transform Your Life
  • Comunicação com Cores: uma Abordagem Científica Pela Percepção Visual
  • A Psicologia das Cores no Marketing: Entenda o impacto das cores em nossas emoções e saiba como aplicar esses conhecimentos aos negócios
  • Pequeno livro das cores: Como aplicar a psicologia da cor à sua vida
  • O Poder das Cores: Um guia prático de cromoterapia para mudar a sua vida
  • Psicodinâmica das Cores em Comunicação
  • Cromoterapia. O Segredo das Cores
  • Colour Psychology Today

Veja também 20 livros para entender a teoria da cor no blog da Domestika 

Nossas referências:

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